Investigadores prontos para contribuir para cura de Covid-19 no Congo
Brazzaville, Congo (PANA) - Investigadores e a União Nacional de Praticantes de Medicina Tradicional do Congo manifestaram-se quarta-feira dispostos a contribuir para o tratamento sintomático do Covid-19 (coronavírus) por plantas, com o apoio do ministério congolês da Investigação Científica e Inovação Tecnológica, anunciou a Rádio Pública.
O tratamento do Covid-19 é muito mais do que um tratamento sintomático. Isto quer dizer que trata de todos os sinais relacionados com a presença do vírus no organismo, enfatizaram especialistas na matéria.
O encarregado de missão do ministro congolês da Investigação Científica e Inovação Tecnológica, Arnaud Wilfrid Ossebi, disse que a sua equipa tem desenvolvido muitas atividades farmacológicas contra diferentes sinais clínicos relacionados com o Covid-19.
Estudos realizados mostram que muitas plantas no país têm efeitos analgésicos e antipiréticos.
Do seu lado, o presidente da União Nacional dos Profissionais Tradicionais do Congo, Gilbert Mouanda, disse que estão prontos para cuidar da população a fim de que todo o trabalho sobre as plantas seja cientificamente confirmado.
Além disso, o Instituto de Investigação em Ciências da Saúde disse estar pronto para acompanhar praticantes da medicina tradicional.
Por sua vez, o ministro congolês da Investigação Científica e Inovação Tecnológica, Martin Aime Coussoud-Mavoungou, recordou as medidas de barreira a serem respeitadas para se evitar a propagação do coronavírus, incentivando simultaneamente investigadores e praticantes da medicina tradicional a contribuirem para a busca de soluções.
-0- PANA MB/JSG/DIM/DD 8abril2020