Investidores turcos constroem infraestruturas desportivas na Guiné
Conakry, Guiné (PANA) - O Governo guineense iniciou segunda-feira discussões com investidores turcos que se comprometeram a libertar 2,5 milhões de dólares americanos para a organização do torneio de Campeonato de África das Nações (CAN) de futebol 2025, atribuído à Guiné-Conakry pela Confederação Africana de Futebol (CAF).
Falando à imprensa, no final de conversações com a parte turca, o ministro conakry-guineense do Desporto, Bantama Sow, disse que estes investidores são especializados na construção de infraestruturas, especialmente estádios.
Os líderes da "Muller Holding" deram garantias ao ministro dos Desportos e aos membros do Comité Organizador do CAN (COCAN).
Atualmente, apenas um estádio que cumpre as normas exigidas, que leva o nome do falecido Presidente Lansana Conté e recentemente inaugurado, está disponível no país.
Contudo, uma empresa americana terá prometido construir quatro estádios para a Guiné, que optou por construir estádios e hotéis nas capitais das várias zonas selecionadas para acolher o CAN, nomeadamente Guiné Marítima, Alta Guiné, a Guiné Florestal e Média Guiné.
As consultas prosseguem com vista a estabelecer um orçamento para a organização do CAN.
O ex-internacional ivoiriense Didier Drogba, agora empresário, comprometeu-se, no ano passado, perante o chefe de Estado Alpha Condé a ajudar a Guiné, sem especificar a natureza da assistência, na organização do CAN através das suas estruturas.
-0- PANA AC/TBM/DIM/IZ 11agosto2020