Agência Panafricana de Notícias

Inundações fazem mais de 2 mil deslocados no sul do Malawi

Blantyre- Malawi (PANA) -- Pelo menos duas mil pessoas perderam as suas casas e vários hectares de culturas foram destruídos pelas inundações que assolam o extremo sul do distrito de Nsanje, no Malawi, confirmaram fontes governamentais.
"Fortes chuvas abatem-se desde o fim-de-semana e até agora 680 famílias perderam as suas casas", declarou o comissário do distrito de Nsanje, Rodney Simwaka, em entrevista telefónica à PANA.
Simwaka explicou que as inundações destruíram mil e 360 hectares de campos cultivados e fazem pairar o espectro duma penúria alimentar para mais de 10 mil pessoas.
As culturas afectadas são as do algodão, principal cultura da região, cerais, milho e sorgo.
As chuvas torrenciais abatem-se sobre o sul do Malawi desde o fim-de- semana e a região mais afectada, o Vale do Lower Shire, está sujeita às inundações.
"As pessoas deslocadas procuram actualmente abrigos nas escolas e igrejas", declarou Simwaka, ao acrescentar que estes deslocados necessitam desesperadamente de víveres, cobertores, utensílios de cozinha e roupa.
A secretária da Agência de Reacção às Catástrofes, Lillian Ngoma, assegurou que o Governo organizava socorros para a região mas que ele estava confrontado com problemas logísticos devido ao mau estado das estradas na região.
O sul do Malawi está afectado por chuvas torrenciais desde a semana passada o que obrigou o Presidente Bingu wa Mutharika a adiar o lançamento oficial da campanha eleitoral do seu partido para as eleições gerais de 19 de Maio, por causa do mau tempo.