Agência Panafricana de Notícias

Inundações causam perdas de 300 biliões de nairas na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) - Bens no valor de 300 biliões de nairas foram perdidos na Nigéria durante as últimas inundações que assolaram o país desde o início deste ano, segundo a Organização não Governamental (ONG) Centro Internacional para a Energia, Ambiente e Desenvolvimento (ICEED, sigla em inglês).

"A Nigéria perdeu 300 biliões de nairas em bens, o que equivale a dois porcento do seu PIB (Produto Interno Bruto), devido às inundações verificadas em todo o país este ano (um dólar americano equivale a 150 nairas).

"E estes prejuízos sem contar com o desaparecimento de muitos Nigerianos, de quem não se pode estimar o valor monetário", disse terça-feira Ewah Eleri, diretor executivo da organização, em declarações ao diário privado "Guardian".

Ibadan, a capital do Estado de Oyo, no sudoeste do país, é a última cidade a ser destruída pelas inundações após seis horas de chuvas torrenciais, há duas semanas.

Em julho passado, a capital económica do país, Lagos, conheceu igualmente uma das suas piores inundações há décadas.

Para travar a ameaça das inundações, Eleri propôs ao Presidente Goodluck Jonathan a aprovação do projeto de lei da Comissão Nacional sobre as Mudanças Climáticas, indicando que esta medida ajudaria a resolver alguns problemas ambientais causados pelas alterações do clima.

-0- PANA SB/SEG/FJG/JSG/IBA/CJB/IZ 14set2011