Agência Panafricana de Notícias

Interpol revela novo dispositivo de segurança para África Ocidental

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O representante especial da Interpol junto da União Europeia, Pierre Reuland, apresentou, terça-feira, ao primeiro-ministro burkinabe, Paul Kaba Thiéba, o novo programa de centralização de informação criminal e policial na região oeste-africana.

No termo da audiência, a delegação da Organização Internacional da Polícia Criminal (OIPC-Interpol) liderada por Pierre Reuland indicou que se trata dum projeto que constiste em agrupar a informação policial de todas as forças da Polícia e da Gendarmaria de um país numa base de dados centrais informatizadas.

Segundo Reuland, este projeto permite criar uma plataforma para trocar informações entre os 15 países-membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e vai tornar estas bases de dados nacionais compatíveis com o sistema da Interpol, para interligar-se instantaneamente com o resto do mundo.

A África Ocidental, tal como o resto do mundo, está confrontada com uma insegurança marcada pela subida do terrorismo.

A 15 de janeiro último, um ataque terrorista fez cerca de 30 mortos e várias centenas de feridos em Ouagadougou, capital burkinabe.

-0- PANA NDT/JSG/MAR/IZ 17ago2016