Agência Panafricana de Notícias

Insurgentes atacam Força Multinacional na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) - Supostos insurgentes do grupo islamita Boko Haram atacaram sábado a base da Task Force Multinacional Interexércitos (MNJTF) em Baga, no Estado de Borno, no nordeste da Nigéria, para combater os soldados, segundo o jornal online "Prime Times".

O jornal, citando um alto responsável da segurança que falava sob anonimato, india que o ataque da base começou por volta das 05:00 horas locais de sábado.

"Tivemos uma informação segundo a qual os insurgentes da Boko Haram combateram a Força Operacional Interexércitos Multinacional depois dum forte tiroteio que durou horas", declarou o alto responsável.

"Atualmente, tudo o que podemos dizer é que foi uma má saída para os soldados porque a base foi praticamente destruída, mas não se pode dizer precisamente a amplitude dos danos na base e no pessoal", acrescentou o responsável.

O Exército nigeriano ainda não confirmou o ataque.

A MNJTF foi criada pelos chefes militares dos seis países que compõem a Comissão da Bacia do Lago Tchad para lutar contra o tráfico de armas, o terrorismo e os ataques transfronteiriços que continuam a aumentar na região.

Os insurgentes da Boko Haram, que mataram mais de 13 mil pessoas na sua campanha violenta que dura há cinco anos, consideram a MNJTF como uma ameaça maior às suas operações.

-0- PANA SEG/AKA/TBM/MAR/IZ 04jan2015