Agência Panafricana de Notícias

Instrutores militares belgas na RD Congo

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- Seis oficiais do Exército belga deixaram Bruxelas com destino à RD Congo, onde vão proceder a trabalhos de ordenamento duma base de manobra das Forças Armadas deste país em Kindu, capital da provícia do Maniema, soube a PANA de fonte militar em Bruxelas.
Segundo um porta-voz militar belga, a base destina-se à formação dos comandos da futura força congolesa de reacção rápida.
A equipa de soldados belgas será reforçada, em meados de Setembro, por 60 oficiais instrutores belgas encarregues de treinar o primeiro batalhão da força congolesa de reacção rápida.
O ministro belga da Defesa, Pieter de Crem, deslocou-se em Março passado a Kindu onde visitou o local da base de manobra.
Na sequência desta viagem, o seu homólogo congolês, Charles Mwando Nsimba, efectuou, em Junho, uma visita de trabalho à Bélgica, durante a qual assinou um acordo de parceria militar.
A Bélgica consagra anualmente 40 milhões de euros aos programas de cooperação militar com a RD Congo, indicou o porta-voz militar belga.