Agência Panafricana de Notícias

Instituto para ciências islâmicas encerrado na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – Um importante centro de formação de especialistas das ciências islâmicas acaba de ser encerrada em Arafat, nos arredores do sul de Nouakchott, soube-se de fonte concordantes.


As forças da Polícia mauritana encerraram um importante centro de formação de especialistas das ciências islâmicas, situado em Arafat (nos arredores sul de Nouakchott, segunda-feira à tarde , informam fontes concordantes.

Encerrado pelas forças de defesa, este instituto é a propriedade do imame Mohamed Hacen Ould Dedow, dignitário do Islão político do país, tido como o principal líder da Mobilização Nacional para a Reforma e Desenvolvimento (RNRD/TAWASSOUL), de corrente islamita, apesar de o seu nome não constar em nenhum lugar nos órgãos desta formação.

A decisão de fechar a infraestrutura, que nos últimos tempos formou numerosos especialistas mauritanos e da sub-região, e também não parece anódina, segundo vários analistas.

A resolução surge num contexto de viva tensão entre o regime no poder de Nouakchott e o partido islamita chamado de “moderado”.

Assim, nas últimas semanas, o Presidente mauritano, Mohamed Ould Abdel Aziz, vem denunciando várias vezes “a ação das forças extremistas terroristas, financiadas a partir do exterior” durante a campanha para as eleições legislativas, provinciais e autárquicas, organizadas de 1 a 15 de setembro de 2018.

Durante esta campanha, o chefe de Estado esteve pessoalmente empenhado, tendo visitado todas as capitais regionais.

A RNRD/TAWASSOUL continua a ser a primeira força da oposição no país, por ter conseguido 14 assentos na Assembleia Nacional, no termo das eleições legislativas de setembro de 2018.

-0- PANA SAS/TBM/FK/DD 26set2018