Libreville, Gabão (PANA) - A Espanha enviará ao Gabão uma equipa do Instituto de Oceanografia para avaliar os estoques haliêuticos e medir a relevância das políticas nacionais no quadro da execução do setor das pescas.
A avaliação será feita nos termos de um acordo de assistência técnica rubricado pelo Ministro das Pescas do Gabão, Biendi Maganga Moussavou, e pelo diretor de Pesquisa do Instituto Espanhol de Oceanografia, Eduardo Balguerias Guerra, soube a PANA terça-feira de fontes oficiais.
Paralelamente a esta missão, o Gabão acolherá, sob os auspícios da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), um seminário de capacitação sobre abordagens para a avaliação dos recursos haliêuticos gaboneses, de 22 a 23 de Outubro de 2019.
As conclusões deste seminário permitirão atualizar o diagnóstico das principais unidades populacionais de peixes exploradas no Gabão, e desenvolver competências nacionais para definir o roteiro para a preparação dos dados e a pré-avaliação das unidades populacionais antes da realização de um trabalho científico, em novembro próximo.
-0- PANA LAW/BEH/CJB/IZ 24set2019