Agência Panafricana de Notícias

Instituto Pedro Pires realiza curso de liderança em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - A terceira edição do Curso de Liderança e Inovação na Gestão do Desenvolvimento (CLIGD), promovido pelo Instituto Pedro Pires (IPP), iniciou segunda-feira na cidade da Praia com um total de 35 participantes, soube a PANA, na capital cabo-verdiana, de fonte da instituição.

Este curso levado a cabo pelo instituto que tem como patrono o antigo Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Pires (2001-2011), é destinado a quadros do setor público, privado, Organizações não Governamentais (ONG) e consultores independentes.

Entre os participantes na edição deste ano figuram três da Guiné-Bissau e um de São Tomé e Príncipe, à semelhança do que já tinha acontecido no ano passado.

Até agora, o IPP já formou 50 líderes (22 na primeira e 28 na segunda edição) no âmbito deste curso que visa desenvolver competências de liderança e de gestão do desenvolvimento para a condução de processos de interação e de inovação sociais, económicas, culturais e políticas.

Os participantes são selecionados por um júri de três pessoas que avaliam os candidatos tendo em conta aspetos como a formação académica, a experiência profissional, o equilíbrio de género e o equilíbrio geográfico, entre outros.

Segundo uma fonte do IPP, o curso é dividido em três seminários de 12 dias cada. O primeiro seminário acontece de 12 a 24 de outubro, o segundo de 25 de janeiro a 5 de fevereiro e o último de 18 a 30 de abril.

No final, os 10 melhores participantes terão a oportunidade de se deslocar aos Estados Unidos para uma formação complementar a ter lugar no próximo verão na Bridgewater State University.

O curso de Liderança e Inovação na Gestão do Desenvolvimento é a principal atividade do IPP, instituição que surgiu em 2013 com a distinção do antigo Presidente Pedro Pires com o prémio Mo Ibrahim, em 2011, destinado a distinguir a boa governação em África.

O curso conta com as parcerias de entidades como a Fundação Gulbenkian, a Embaixada dos Estados Unidos em Cabo Verde e a Bridgewater State University.

Para além deste projeto, o IPP promove ainda uma conferência anual sobre temas atuais do panorama mundial e está a trabalhar, em parceria com o Arquivo Histórico Nacional, na
recolha do acervo documental do antigo Presidente Pedro Pires.

Concluída a fase de recolha, os documentos deverão ser disponibilizados em formato físico e digital ao público em geral.

-0- PANA CS/TON 13outubro2015