Instituto Africano de Informática obém apoio do BAD
Librevill , Gabão (PANA) – O Instituto Africano de Informática (IAI), sediado em Libreville, no Gabão, confrontado com dificuldades de funcionamento e uma dívida de três biliões 500 milhões de francos CFA (cinco milhões 898 mil 153 dólares americanos), acaba de obter o apoio do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).
A PANA soube esta segunda-feira junto da direção do IAI, um estabelecimento pan-africano de ensino superior, que a ajuda do BAD consiste numa doação de material informático no valor de 10 milhões de francos CFA.
"A nossa instituição é cada vez mais conhecida pelo seu apoio a grandes grupos que operam nomeadamente nas infraestruturas , na eletricidade, na água e na agricultura. No entanto, nós também financiamos o desenvolvimento de programas informáticos, como em Dakar (Senegal), onde apoiamos as atividades de uma universidade similar ao IAI”, comentou o representante local do BAD no Gabão, Robert Masumbuku.
O IAI, em busca de um segundo fôlego que lhe permitirá funcionar de forma mais eficiente, realizou, a 15 de novembro último, o seu Conselho de Administração marcado pela recondução do comité de direção liderado por Clément Achille Ekomy.
Para o Conselho de Administração, trata-se de retomar a atividade pedagógica e de apurar a dívida sem esquecer a instauração de um novo modelo económico para este estabelecimento reconhecido.
O IAI foi criado, há quase 50 anos, e forma engenheiros provenientes de vários países africanos, lembre-se.
-0- PANA LAW/JSG/FK/IZ 09dez2019