Agência Panafricana de Notícias

Instituições cabo-verdianas finalistas do Prémio Inovação no Setor Público Africano

Praia, Cabo Verde (PANA) – Duas instituições públicas cabo-verdianas, a Direção Geral de Administração Pública (DGAP) e o Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSI), integram a lista dos finalistas do Prémio Inovação no Setor Público Africano 2013 (AAPSIA), criado pela União Africana (UA), apurou a PANA terça-feira, na cidade da Praia, de fonte oficial.

De acordo com fonte da DGAP, a escolha dessas duas instituições foi feita na sequência da visita a Cabo Verde, no início deste mês de julho, de uma comissão de avaliação que confirmou a presença do setor público cabo-verdiano entre os possíveis vencedores do prémio.

A DGAP, que concorre com o projeto Bolsa de Qualificação e Emprego (BQE), é finalista na “Categoria Parcerias Inovadoras na prestação de Serviços”, que distingue a rapidez, a eficácia, a eliminação de custos e a transparência no cruzamento entre a procura e a oferta de emprego no setor público e privado, estágios e formação profissional.

Por sua vez, o NOSI, responsável pela divulgação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), candidatou-se com o projeto SIGOF e é finalista da “Categoria Inovação nos Sistemas e Processos Governativos” que premeia a credibilidade, a celeridade e a transparência na tomada de decisão e na gestão dos recursos financeiros do Estado.

A ideia para a criação dos prémios AAPSIA foi discutida pela primeira vez durante a quarta Conferência Ministerial em Stellenbosch, na África do Sul, em 2003, mas a sua instituição só teve lugar dois anos depois.

O AAPSIA tem por objetivo promover a inovação e encorajar a prestação de serviços efetivos por parte dos governos do continente africano, de modo a assegurar a prestação de serviços públicos eficientes e eficazes.

Os prémios proporcionam oportunidades de intercâmbio de informação, troca de ensinamentos, criação de parcerias e a possível replicação de iniciativas bem-sucedidas em todo o continente africano.

A gala deste ano dos Prémios de Inovação terá lugar no dia 25 de julho, em Brazzaville, (República do Congo), altura em que será feita a exibição dos projetos concorrentes.

O vencedor receberá um Troféu e um Prémio para apoio na difusão do seu projeto.

-0- PANA CS/IZ 23julho2013