Agência Panafricana de Notícias

Instituição pede cuidados de qualidade para sidosos em África

Dakar- Senegal (PANA) -- O reforço das plataformas técnicas é primordial para a qualidade do acompanhamento terapêutico das pessoas sob antirretrovirais e para o diagnóstico das infecções oportunistas, defendeu segunda-feira, em Dakar, o diretor da Iniciativa Conjunta para uma Solidariedade Hospitaleira em Rede (ESTHER), Gilles Brucker.
Segundo Brucker, que falava na quinta reunião do Comité de Ligação ESTHER Senegal, os Governos devem dar um apoio específico às populações mais vulneráveis e instaurar programas específicos a favor de grupos marginalizados como as crianças órfãs e outros.
"É importante desenvolver formas originais de luta contra o HIV/Sida", indicou Brucker, acrescentando que os Estados devem engajar-se com o apoio dos parceiros para assegurar uma plataforma técnica de qualidade.
Segundo ele, é preciso salientar particularmente a descentralização do acesso aos antirretrovirais (ARV) e a qualidade das intervenções conducentes ao acesso universal aos cuidados.
"O contexto de luta contra a sida evolui rapidamente, nomeadamente os programas de acesso aos ARV", notou, indicando ser necessário fazer um balanço exaustivo para otimizar as intervenções.
Brucker sublinhou que a instituição que dirige intervém através das geminações hospitaleiras entre o sul e o norte que mobilizam profissionais de saúde para melhorar a qualidade dos cuidados no quadro duma associação.