Agência Panafricana de Notícias

Insegurança alimentar persiste no Níger, segundo Governo

Niamey, Níger (PANA) – Como durante as crises dos anos 2004-2005 e 2009-2010, a insegurança continua a ser uma questão de preocupação maior no Níger, a quatro anos do prazo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), apesar das estratégias nacionais executadas, indica um comunicado do Governo.

Segundo a nota divulgada no termo duma reunião do Conselho de Ministros, tendo em conta a persistência da insegurança alimentar, o Governo escolheu focalizar-se em dois dos três alvos dos ODM, incluindo reduzir para metade, entre 1990 e 2015, a proporção das pessoas que vivem abaixo da linha de probreza » e a das pessoas que sofrem da fome.

Neste contexto, o quadro de aceleração da realização dos ODM oferece um meio sistemático de localizar os obstáculos que desaceleram a aplicação das estratégias e políticas orientadas para os ODM e de formular soluções para o impacto rápido estruturadas, sob a forma dum plano de ação que garanta a consistência e a criação de sinergias nas intervenções dos poderes públicos e de parceiros de desenvolvimento.

Para o alcance deste objetivo, foi elabroado um plano quinquenal de ações e de aplicação da iniciativa do quadro de aceleração dos ODM.

Este plano, que se inscreve na continuidade do Programa Nacional de Investimento Agrícola, cobre o período de 2011 a 2015.

O total dos investimentos do plano quinquenal é de 239 biliões de francos CFA, dos quais 56 biliões 800 milhões ( 1 dólar americano equivale a cerca de 470 francos CFA) para este ano de 2011, indica o comunicado.

-0- PANA SA/JSG/FK/IZ 1abril2011