Nouakchott, Mauritânia (PANA) - Uma comissão de inquérito sobre a governação do Presidente da República cessante, Mohamed ould Abdel Aziz, acaba de ser criada em Nouakchott, anunciou sexta-feira última a Assembleia Nacional da Mauritânia.
A instituição valida assim uma iniciativa dos representantes eleitos da oposição que não foi rejeitada pela maioria, de acordo com a fonte.
O documento preliminar sobre a criação da comissão de inquérito sublinha "a importância do papel do Parlamento no controlo da ação do executivo, com ênfase para a transparência, boa governação na gestão dos fundos públicos e fiscalização de gestores públicos, fatores suscetíveis de melhorar a imagem de marca dum país e enviar um sinal de confiança a investidores".
Por outro lado, esta abordagem também dá expressão concreta às aspirações do povo e à coesão social, e protege os fundos públicos, fornecendo informações fiáveis, longe de rumores, de clamores públicos e de informações imprecisas, conclui o documento.
Mohamed ould Abdel Aziz foi Presidente da Mauritânia, de 5 de agosto de 2009 a 1 de agosto de 2019, tendo sido substituído por Mohamed Ould Ghazouani, nas eleições presidenciais de agosto de 2019.
-0- PANA SAS/BEH/DIM/DD 31jan2020