Agência Panafricana de Notícias

Início da demarcação da fronteira entre Camarões e Nigéria

Yaoundé- Camarões (PANA) -- O ministro camaronês da Justiça, Amadou Ali, e o príncipe Bola Ajibola da Nigéria lançaram segunda-feira o primeiro marco simbólico na fronteira terrestre entre os dois países, soube-se em Yaoundé junto da Delegação da União Europeia (UE).
A cerimónia decorreu em Banki/Amchidé perto de Mora, no norte do país, na presença do presidente da Comissão Mista Camarões-Nigéria sobre o Conflito de Bakassi, Saïd Djinnit, dos embaixador dos países vizinhos e dos representantes da Alemanha, dos Estados Unidos, de França e do Reino Unido.
Esta demarcação inscreve-se no quadro do acordo assinado pelos dois países, a 12 de Junho de 2006, em Greentree, nos Estados Unidos.
"O apoio da União Europeia ao processo de negociação, demarcação e melhoria das condições de vida das populações nas zonas retrocedidas nunca foi desmentido", declarou o novo chefe da Delegação da UE nos Camarões, Raul Mateus Paula.
A Comissão Europeia concedeu quatro milhões de euros ao projecto de demarcação da fronteira entre os Camarões e a Nigéria cujos mil 950 quilómetros serão delimitados com mais de três mil marcos fronteiriços.