Informador nomeado na República Democrática do Congo
Kinshasa, RD do Congo (PANA) - O Presidente congolês, Félix Antoine Tshisekedi, nomeou sexta-feira um informador para identificar a coligação da maioritária na Assembleia Nacional, segundo um comunicado oficial.
Segundo o comunicado lido, no mesmo dia, nas ondas aéreas da Radio Televisão Nacional Congolesa (RTNC), pelo diretor adjunto da imprensa presidencial, Giscard Kusema, trata-se de um senador, Modeste Bahati Lukwebo, que tem uma missão de 30 dias, renovável uma vez.
Ele desempenhará o seu papel em conformidade com o artigo 78.º da Constituição da República Democrática do Congo, que confere ao chefe do Estado o poder de nomear o primeiro-ministro no seio da maioria parlamentar, após consultar esta última e confiar a missão de informação a uma personalidade, com vista a identificar uma coligação maioritária no seio da Assembleia Nacional, caso não exista uma maioria na Câmara Baixa do Parlamento.
Nascido a 13 de Janeiro de 1956 em Katana, em Kivu-Sul (leste), Modeste Bahati Lukwebo lidera o agrupamento político "AFDC e aliados", que ocupa o primeiro lugar na cena política da República Democrática do Congo.
Modeste Bahati Lukwebo tem 109 representantes eleitos, incluindo 41 deputados nacionais e 68 provinciais.
Titular de dois doutoramentos, um em economia aplicada, opção finanças e banco central, da Universidade de Milão, na Itália, e um outro em contabilidade económica aplicada, da Universidade Internacional de Bircham, nos Estados Unidos, ensina em várias universidades na República Democrática do Congo.
-0- PANA KON/JSG/DIM/DD 2janeiro2021