Agência Panafricana de Notícias

Inflação umenta 0,6% em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - A taxa de variação homóloga da inflação registada pelo Índice do Preço do Consumidor (IPC) em Cabo Verde, em novembro passado, foi de -0,1 porcento, aumentando 0,6 pontos percentuais (p.p.) face ao valor registado no mês anterior, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os dados divulgados pelo INE indicam ainda que a variação mensal do IPC entre outubro e novembro foi 0,4 porcento, valor superior ao registado no mês anterior em 0,3 pontos percentuais, enquanto a variação média dos últimos 12 meses (inflação) situou-se em -0,2% porcento, valor idêntico ao registado em outubro.

Os preços pagos pelos bens e serviços diversos (+3,9%), bebidas alcoólicas e tabaco (+1,3%), Saúde (+1,0%), acessórios, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação (+0,9%), hotéis, restaurantes cafés e similares (+0,8%) e vestuário e calçado (+0,5%) contribuíram com os valores positivos mais expressivos.

Já as contribuições negativas foram registadas nos transportes (-1,7%), ensino (-1,7%), rendas de habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis (-0,9%), lazer recreação e cultura (-0,8%) e Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas (-0,2%).

No período em análise, ficaram mais caros os produtos hortícolas, incluindo batata e outros tubérculos, salões de cabeleireiros e de outros estabelecimentos de cuidados pessoais, produtos de padaria, pastelaria e cereais e outros à base de cereais e pequenos aparelhos domésticos e elétricos.

Em sentido contrário, alguns subgrupos ficaram mais baratos, casos dos aparelhos para gravação de som e imagem, artigos e acessórios, artigos de uso pessoal, águas minerais, refrigerantes e sumos.

-0- PANA CS/IZ 15dez2014