Agência Panafricana de Notícias

Inflação aumenta 0,5 pontos percentuais em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - A taxa de variação homóloga no Índice de Preços ao Consumidor (IPC) em Cabo Verde, relativa a fevereiro passado, situou-se em 0,5 porcento, um aumento de 0,5 pontos percentuais face ao valor registado em janeiro, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE) cabo-verdiano.

Os dados divulgados pelo INE referentes ao mês passado dão conta também de que a variação mensal observada entre janeiro e fevereiro de 2014 foi de 0,2 porcento, valor superior em 0,1 pontos percentuais ao registado no mês anterior.

No que se refere à variação média do IPC dos últimos 12 meses (inflação), ela situou-se no mês passado em 0,9 porcento, valor inferior em 0,2 pontos percentuais ao de janeiro.

Em fevereiro, os bens e serviços (+4,8%), comunicações (+4,5%), bebidas alcoólicas e tabaco (+1,9%), acessórios, equipamento doméstico e manutenção da habitação (+1,8%), vestuário e calçado (+1,3%), rendas de casa, água, eletricidade, gás e outros combustíveis (+1,1%) e Saúde (+1,0%) contribuíram com os valores positivos mais expressivos para a constituição do IPC.

Já as contribuições negativas foram registadas em itens como o lazer, recreação e cultura (-4,2%), hotéis, restaurantes e cafés (-1,4%), transportes (-1,2%) e produtos alimentares e bebidas não alcoólicas (-0,2%).

No entanto, as contribuições negativas foram superadas pelas positivas, resultando na variação homóloga positiva do IPC.

No mês passado, as principais subidas de preços foram registadas em artigos de uso pessoal, despesas em hotéis e similares, gás e artigos para vestuário, enquanto que estiveram mais baratos os produtos hortícolas, incluindo a batata e outros tubérculos, produtos alimentares, artigos cerâmicos de uso doméstico e decoração e equipamentos de som e imagem.

Com isso, a variação média dos últimos 12 meses do IPC total (inflação) fixou-se em 0,9 porcento, enquanto que, a nível regional, a inflação foi positiva em Santo Antão (+0,2%) e negativa nas ilhas de Santiago (-0,3%) e de São Vicente (-0,1%).

-0- PANA CS/IZ 20março2014