Agência Panafricana de Notícias

Inflação anual baixa 0,4 porcento em Angola

Luanda, Angola (PANA) - A taxa de inflação dos últimos 12 meses em Angola registou uma ligeira queda de 0,4 porcento, passando de 8,97 para 8,93 porcento, segundo uma nota do Banco Nacional de Angola (BNA, central) a que a PANA teve acesso esta terça-feira.

A nota emitida no termo de mais uma reunião do Comité de Política Monetária (CPM) do BNA, sobre a evolução da economia monetária e financeira nacional, indica que a taxa de inflação mensal em setembro passado foi inferior à do período homólogo de 2012 em 0,05 pontos percentuais, fixando-se em 0,5 porcento.

A classe de Mobiliário, Equipamento Doméstico e Manutenção foi a que mais variou com 1,23 porcento, ao passo que a classe de Alimentação e Bebidas Não Alcoólicas foi a que mais contribuiu, com 0,23 pontos percentuais, para a inflação registada no mês.

No mesmo mês este ano, o mercado cambial transacionou um total de três milhões e 349 mil dólares americanos, dos quais um milhão e 697 mil provenientes do mercado primário (BNA) e o restante do mercado secundário.

Por seu turno, a taxa de câmbio média de referência do kwanza angolano em relação ao dólar americano situou-se em 97,39 kwanzas no final de setembro, representando uma depreciação de 1,54 porcento comparativamente ao mês anterior.

O crédito à economia atingiu um stock de dois biliões 816 milhões de kwanzas angolanos, representando um crescimento relativo de 5,7 porcento desde o início do ano, ao passo que, em termos gerais, as taxas de juro do crédito em moeda nacional registaram redução em todas as maturidades, passando em média de 14,95 para 14,09 porcento.

A Luibor Overnight situou-se em 5,52 porcento ao ano, enquanto, nas maturidades de três e 12 meses, se situou respetivamente em 8,29 e 9,88 porcento ao ano, confirmando-se assim a tendência de redução das taxas de juro praticadas no mercado monetário interbancário.

Nesta sua 25.ª sessão ordinária e 10.ª do ano de 2013, o CPM do BNA analisou igualmente a conjuntura económica internacional e da região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) com base em informação referente ao mês de setembro deste ano.

Como medidas de política monetária para a manutenção da estabilidade de preços na economia nacional, o Comité decidiu manter a Taxa Básica de Juro (Taxa BNA) em 9,75 porcento ao ano, e a Taxa de Juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez em 11 porcento ao ano.

O Comité decidiu também manter a Taxa de Juro da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez em 0,75 porcento ao ano, assim como a recomendação que os agentes económicos tenham a Luibor como taxa de juro de referência na contratação de crédito bancário.

-0- PANA IZ 29out2013