Inflação anual atinge recorde próximo de 100 porcento no Zimbabwe
Harare, Zimbabwe (PANA) – A taxa de inflação anual do Zimbabwe atingiu quase 100 por cento, o seu mais alto nível há uma década, segundo a Agência Nacional de Estatísticas (Zimstat).
A taxa de inflação anual do Zimbabwe atingiu 97,8 por cento em maio último, contra os 75,86 por cento notados em abril último, de acordo com a Zimstat.
Este movimento representa uma subida de 22 pontos de percentagem em relação à taxa de inflação anual de abril último, segundo a mesma fonte, que acrescenta que os preços aumentaram 12,54 por cento em maio últim, contra os 5,52 por cento em abril.
No entanto, a taxa de inflação anual de maio baseia-se num novo cálculo dos bens de consumo.
Se a ZimStat continuasse a utilizar o antigo sistema de cálculo, a taxa de inflação anual do mês seria doravante superior a 200 por cento.
A taxa de inflação anual de maio é a cifra mais elevada há mais de 10 anos.
Os preços aumentaram nos armazéns tornando a vida diária difícil para os Zimbabweanos, confrontados com dificuldades com um dólar zimbabweano local em desvalorização contínua em relação ao dólar americano.
A este respeito, numerosos assalariados viram o seu poder de compra diminuído desde fevereiro último, data em que o Governo introduziu o dólar RTGS (local).
Com preços ligados ao mercado paralelo de câmbio, a taxa eleva-se a um dólar americano para 10 dólares RTGS, a partir de segunda-feira última.
"Em agosto de 2019, o dólar RTGS vai ser cambiado em 15 para um dólar americano. Não existe uma produção por enquanto, mas os níveis de consumo são enormes. Afirmar que o Zim (dólar RTGS) é então a divisa mais forte da região é ao mesmo tempo extravagante e pouco científico. Basta fechar os seus cartéis”, declarou Tendai Biti, vice-presidente e deputado do MDC (Movimento para a Mudança Democrática), oposição.
"A situação é completamente insuportável. A vida tornou-se impossível e insuportável. Nunca houve um período de tanto dor e de tanto abuso desde 1888. Nós registámos uma crise que afeta todos os aspetos da nossa vida. A má governação e a ilegitimidade tornaram-se num grave problema nacional, uma ameaça à segurança”, desabafou.
-0- PANA TZ/VAO/ASA/IS/SOC/FK/DD 18junho2019