Indivíduo suspeito de sequestro, em 2017, detido em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) - Um homem de 26 anos de idade, suspeito de ter sequestrado, em agosto de 2017, familiares na cidade da Calheta, no município de São Miguel, na ilha de Santiago, com o objetivo de extorquir dinheiro às vitimas, anunciou terça-feira na cidade da Praia a Polícia Judiciária (PJ).
Em comunicado, a PJ refere que o detido é “suspeito de, juntamente com outros dois indivíduos, ter arquitetado um plano de assalto, a que se seguiu o sequestro, na casa da sua irmã, figurando-se entre as vítimas, enquanto os demais suspeitos mantinham a família em cárcere privado”.
O objetivo foi “extorquir um milhão de escudos [cerca de nove mil euros] ao marido da irmã, gerente da Caixa Económica de Calheta de São Miguel, tendo, para o efeito, ameaçado sequestrar o próprio sobrinho, ou seja filho do cunhado e da sua irmã”.
A PJ acrescenta que, na altura, “foram levados alguns objetos da residência, bem como uma viatura de trabalho do ofendido”.
De acordo com a fonte, o detido está “fortemente indiciado na prática de um crime de roubo com violência sobre pessoa, um crime de sequestro e um crime de detenção ilegal de arma de guerra”.
Segundo informações avançadas pela PJ, o indivíduo foi detido quarta-feira, 22, na localidade de Ponta Furna, concelho de Santa Catarina de Santiago, fora de flagrante delito, pela Seção de Investigação de Crimes Patrimoniais (SICP), ou seja Brigada de Combate ao Banditismo.
O detido foi apresentado, quinta-feira última, 23 de maio, ao Tribunal da Comarca de Santa Catarina, para efeito do primeiro interrogatório e aplicação de medidas de coação pessoal, tendo-lhe sido aplicada a Prisão Preventiva, devendo assim esperar pelo julgamento atrás das grades.
-0- PANA CS/DD 28maio2019