Incêndio destrói parte do parque natural na ilha cabo-verdiana de São Nicolau
Praia, Cabo Verde (PANA) – Um incêndio de grandes proporções, que deflagrou, sábado passado, no Parque Natural de Monte Gordo, na ilha cabo-verdiana de São Nicolau, destruiu pelo menos quatro hectares de floresta numa zona protegida de reserva ambiental, eleita como uma das Sete Maravilhas de Cabo Verde.
Em declarações à agência cabo-verdiana de notícias (Inforpress), a diretora do Parque, Lindacy Oliveira, revelou que, de acordo com os primeiros levantamentos feitos, o incêndio destruiu boa quantidade de eucalipto e espécie endémicas como tortolho.
No entanto, a direção vai fazer um trabalho detalhado para confirmar os prejuízos causados pelo incêndio, acrescentou.
Segundo Lindacy Oliveira, o incêndio foi verificado por volta das 16:00 horas locais de sábado, 14, e extinto por volta da 01:00 hora de domingo.
Estiveram envolvidos no combate ao sinistro equipas de bombeiros da Ribeira Brava e Tarrafal (São Nicolau) e da ilha de Santo Antão, para além de militares de São Vicente, equipa da Delegação do Ministério da Agricultura, elementos da sociedade civil e empresas privadas, entre outras.
O Parque Natural de Monte Gordo tem uma superfície de 952 hectares e se situa na parte ocidental de São Nicolau, na divisão entre os municípios de Ribeira Brava e Tarrafal.
Dispõe de uma grande extensão de floresta, representando a amostra “mais representativa” dos ecossistemas húmidos de montanha quele ilha, em particular, e um dos “mais importantes” ecossistemas de agricultura de sequeiro de Cabo Verde.
Das espécies inventariadas na área, 28 são endémicas e representam 34 por cento das espécies encontradas na região, 44 por cento das espécies endémicas estão na lista vermelha de São Nicolau e 30 por cento, na lista vermelha do arquipélago
-0- PANA CS/IZ 16março2020