Agência Panafricana de Notícias

Inaugurada nova fábrica de cimento de grupo marroquino no Gabão

Libreville, Gabão (PANA) – O Presidente gabonês, Ali Bongo Ondimba, inaugurou quinta-feira nos arredores da capital, Libreville, uma nova fábrica de cimento do grupo marroquino “Asment Africa”, que investe no setor da construção e obras públicas no Gabão.

Esta fábrica, a segunda criada pelo grupo marroquino no Gabão, necessitou dum investimento total de 23 biliões de francos CFA, ou seja, mais de 30 milhões de euros para uma capacidade de produção anual de 500 mil toneladas de cimento, podendo atingir um milhão de toneladas.

Numa declaração à imprensa, o Presidente Bongo Ondimba agradeceu aos investidores marroquinos que depositaram confiança no seu país e acompanham os seus esforços de desenvolvimento, nomeadamente, no quadro do plano industrial gabonês.

"A inauguração desta unidade constitui mais uma prova das realizações que se concretizam, para o efeito, e estamos felizes em ver os nossos esforços de desenvolvimento beneficiar do acompanhamento dos nossos irmãos marroquinos que aportam a sua ajuda para concretizar as nossas aspirações, no quadro duma parceria Sul-Sul benéfica às duas partes”, afirmou o chefe de Estado gabonês.

O grupo marroquino vai dotar a fábrica de cimento duma ligação ferroviária, com meios logísticos para o transporte do cimento em Port-Gentil, a capital económica do Gabão.

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/IZ 10junho2016