Trípoli, Líbia (PANA) - Uma delegação do governo líbio de unidade nacional esteve presente na inauguração do cabo submarino BlueMed, na cidade italiana de Palermo, que visa interligar as comunicações entre os continentes europeu e africano.
O projeto BlueMed, com uma capacidade de 25 terabytes por segundo, é um dos mais importantes projetos atualmente em curso para ligar os dois continentes através do Mediterrâneo, refere um comunicado de imprensa divulgado esta sexta-feira pela plataforma de informação governamental “Hakomitna”.
O projecto é executado, segundo a mesma fonte, pela empresa italiana Sparkel, uma das maiores empresas mundiais na área dos cabos submarinos, data centers e transferência de informação, e um importante fornecedor de serviços de Internet e troca de chamadas internacionais.
A delegação do governo líbio foi chefiada pelo ministro de Estado das Comunicações e Assuntos Políticos, Walid al-Lafi, em representação do governo, bem como pelo presidente e vários membros do conselho de administração da Líbia Postal Holding Company, telecomunicações e tecnologias de informação .
A cerimônia de inauguração contou com a presença do vice-ministro italiano das Relações Exteriores, do prefeito de Palermo e do diretor administrativo da Sparkel.
-0- PANA BY/JSG/MAR 13Maio2023