Agência Panafricana de Notícias

Imprensa sul-africana contra condenação de jornalistas no Egito

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O Fórum Nacional dos Editores Sul-Africanos (SANEF) contestou contra o veredito dum Tribunal egípcio que condenou três jornalistas da cadeia Al-Jazeera , designadamente, Mohamed Fahmy, Baher Mohamed e Peter Greste a rês anos de prisão.

Os três jornalistas foram declarados no fim de semana passado culpados de trabalhar sem licenças da imprensa e de difundir "materiais nocivos" num caso que suscitou uma condenação internacional. O SANEF descreveu a decisão como sendo « grotesca » e prometeu interpor recurso.

O SANEF pediu à Comissão da União Africana (CUA) e à sua presidente, Nkosazana Dlamini-Zuma, para intervir no caso. O Fórum dos Redatores-chefes Africanos e a African Media Initiative apoiaram o apelo do SANEF.

O diretor do SANEF, Mathatha Tsedu, apelou aos Governos africanos « para se juntarem a este apelo e fazer o seu possível para forçar os líderes egípcios a viver conforme os compromissos que o Egito assumiu a tornar-se membro da União Africana, e ao envolver-se na democracia, na justiça e na equidade ».

-0- PANA CU/AR/MTA/BEH/FK/IZ 01set2015