Agência Panafricana de Notícias

Imprensa organiza marcha de protesto na RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) – A União Nacional da Imprensa do Congo (UNPC) apela aos profissionais dos médias de Kinshasa a participar numa “grande marcha de cólera” prevista para sexta-feira na sequência de insultos e ameaças de morte proferidas por um deputado contra uma jornalista.

Num comunicado divulgado quinta-feira em Kinshasa, os jornalistas, os técnicos de som e imagem, os fotógrafos, os caricaturistas e os estudantes de jornalistmo das universidades e dos institutos superiores da capital estão convidados para esta manifestação.

Ela deverá terminar diante do Palácio do Povo, onde um memorando será entregue ao presidente da Assembleia Nacional sobre a violação da lei sobre o Conselho Superior do Audiovisual e Comunicação e sobre o pedido de demissão do deputado nacional Yves Kisombe por insultos e ameaças de morte contra a jornalista.

A 19 de agosto de 2011, uma jornalista da Rádio Televisão Satélite 1 (RTVS1) que procurava obter ao telefone uma reação do deputado Yves Kisombe sobre um assunto da atualidade suscitou a cólera deste último.

Por lhe ter diretamente colocado perguntas, o deputado Kisombe pronunciou uma onda de insultos contra a jornalista, que gravou as declarações e fez uma ampla difusão.

-0- PANA KON/TBM/SOC/MAR/TON 26agosto2011