Agência Panafricana de Notícias

Imprensa burundesa indignados por condenação de jornalista à prisão perpétua

Bujumbura, Burundi (PANA) - As associações dos profissionais da imprensa do Burundi manifestaram a sua indignação, quinta-feira, após a condenação à prisão perpétua do correspondente local da secção Swahili da Rádio França Internacional (RFI), Hassan Ruvakuki, por um tribunal provincial por "participação em atos terroristas".

O jornalista está detido há quase três meses, por ter entrevistado um chefe rebelde burundês, que, no dia seguinte, reivindicou um ataque armado que fez pelo menos 18 mortos nas fileiras dos assaltantes em Cankuzo, uma província do leste do Burundi.

Na altura, cerca de 20 indivíduos, incluindo o jornalista Hassan Ruvakubi, foram detidos por "participação em atos terroristas".

O presidente da União Burundesa dos Jornalistas (UBJ), Alexandre Niyungeko, declarou-se "consternado" pela sentença que surge no dia seguinte ao anúncio, pela ministra burundesa da Informação, Concilie Nibizi, de uma nova lei em preparação e cuja principal inovação é despenalizar os delitos de imprensa.

-0- PANA FB/SSB/IBA/MAR/IZ 22junho2012