Agência Panafricana de Notícias

Imprensa burkinabe observa luto pelas vítimas de Charlie Hebdo

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A imprensa burkinabe vai observar quarta-feira um dia de luto em memória das vítimas do ataque contra o jornal satírico francês Charlie Hebdo que fez 12 mortos, em sinal de manifestação de solidariedade dos jornalistas para com os seus colegas franceses.

A observância deste dia de luto foi proposta pela União Nacional do Audiovisual Livre do Faso (UNALFA) e pela Sociedade de Editores da Imprensa (SEP).

Para o efeito, a imprensa escrita e online foi chamada a mostrar uma faixa negra na primeira página das suas publicações de quarta-feira, enquanto a audiovisual deverá observar um silêncio de um minuto na antena no mesmo dia às 12 horas em todo o território nacional.

Para além destas ações, os jornalistas burkinabes vão concentrar-se, a partir das 16:00 horas locais, diante da Embaixada de França em Ouagadougou, para uma cerimónia de recolhimento.

Quarta-feira última, um comando fortemente armado irrompeu na redação do Charlie Hebdo e disparou à queima roupa contra os seus ocupantes. Pelo menos 12 pessoas morreram, das quais líderes históricos do jornal como Charb, Cabu, Wolinski, Tignous e Honoré e 11 outras ficaram feridas, das quais quatro gravemente.

-0- PANA NDT/JSG/FK/IZ 13jan2015