Agência Panafricana de Notícias

Imprensa africana instada a dar imagem mais positiva do continente

Grahamstown- África do Sul (PANA) -- O antigo Presidente do Gana, John Kufuor, pediu, segunda-feira à noite, aos jornalistas africanos a insistirem mais nos casos de êxito no continente, considerando que a imprensa africana, mais do que nunca, "tende a dar mais informações sobre a liderança política que utiliza para reanimar frustrações".
Falando em Grahamstown, na África do Sul, durante um congresso mundial de professores de jornalismo, afirmou que África está a conhecer uma mudança fundamental com o advento do desenvolvimento positivo que "deverá ser debatido largamente na imprensa".
"Se a imprensa africana procurar pontos positivos a ressaltar e o mundo perceber isso, isto facilitaria a transformação positiva de África.
A imprensa africana estará a faltar ao seu dever se deixar à imprensa ocidental o cuidado de nos informar e fazer este trabalho por nós", disse Kufuor.
Citou os recentes desenvolvimentos na África do Leste onde os países da região criaram um mercado comum, notando que este evento não teve impacto junto dos média.
"A imprensa não o considerou como a melhor notícia destes últimos dias.
Prefere procurar políticos para atacar.
Não digo que vocês (os jornalistas) deverão deixar passar ou negligenciar os maus comportamentos, mas é preciso ter um equilíbrio", acrescentou.