Cotonou, Benin (PANA) – As importações de mercadorias do Benin registaram uma ligeira diminuição durante o primeiro trimestre do ano em curso, de acordo com um inquérito do Instituto Nacional de Estatísticas e Análise Económica (INSAE).
Avaliadas em 384 biliões 900 milhões de francos CFA, as importações baixaram em relação ao trimestre anterior em que estiveram estimadas em 389 biliões 400 milhões de francos CFA, ou seja, uma diminuição de 1,2 por cento, de acordo com o boletim trimestral de Estatísticas do Comércio Externo do INSAE.
Os principais bens adquiridos do exterior que registaram uma diminuição das importações do trimestre em avaliação são o arroz, o trigo a farinha de trigo, a carne, as miudezas e as aves.
Numa base anual, as aquisições de bens aumentaram 9,4 por cento, pois o valor das compras foi de 351 biliões 700 milhões de francos CFA, no primeiro trimestre de 2020.
Este aumento é explicado por um acréscimo das importações do arroz (20,4%) e dos veículos automóveis para o transporte de mercadorias (1,5%).
-0- PANA IT/IS/FK/IZ 20junho2021