Bruxelas, Bélgica (PANA) – Imigrantes, na sua maioria africanos, que ocupavam a estação do norte em Bruxelas foram evacuados nesta sexta-feira de manhã, sem incidentes, pelas forças da ordem, anunciou a ministra belga do Asilo e Migração, Maggie de Block.
Em declaração à imprensa, de Block indicou que estas pessoas foram dirigidas para centros de acolhimento para sem-abrigo, onde seus processos serão examinados pela FEDSIL, órgão do Estado belga encarregue do acolhimento de requerentes de asilo.
A governante advertiu que os imigrantes que tentarem voltar à estação do norte serão internados em centros fechados para ser expulsos da Bélgica.
Esta operação de evacuação foi levada a cabo, três dias depois dum incêndio ocorrido nas vias dos caminhos de ferro provocado por um sem-abrigo, sem dúvida um imigrante africano, que acendeu um fogo para se aquecer num seu abrigo.
A insegurança agravou-se na Estação do Norte com a agressão de passageiros habituais por imigrantes e com a falta de higiene.
A crise migratória está no centro do debate na campanha eleitoral em curso para as eleições legislativas europeias de 26 de maio corrente.
-0- PANA AK/TBM/MAR/DD 17maio2019