Agência Panafricana de Notícias

Imigração e Polícia preparam-se para eleições na Nigéria

Lagos- Nigéria (PANA) -- O Serviço de Imigração da Nigéria informou que iria seguir os movimentos dos estrangeiros que entram no país para evitar ataques externos durante as eleições gerais de 2011, numa altura em que a Unidade da Polícia Móvel anunciou o reforço do seu efetivo, noticiou domingo o jornal privado "Punch".
Esta decisão do Serviço de Imigração inscreve-se nas medidas de segurança tomadas pelo Comando do Estado de Akwa Ibom, situado no sul do país, para garantir a realização de eleições livres e transparentes em 2011, revelou o chefe do comando, Emmanuel Gbuuga, durante uma reunião que as partes interessadas mantiveram com os hoteleiros do Estado para os exortar a guardar bem os dados sobre os estrangeiros.
"Recentemente, casos de contrabando de droga e de armas foram registados.
Há igualmente tráfico de crianças para os países vizinhos", disse Gbuuga, precisando que "crimes teriam igualmente sido cometidos nos quartos de hotel".
"O nosso serviço instalou estruturas e instrumentos que vão ajudar-nos a identificar os emigrantes clandestinos e as pessoas cuja moralidade é duvidosa", acrescentou.
No entanto, o comissário da Polícia encarregue da Corporação Móvel da Nigéria, Felix Oyujanna, indicou que a sua unidade vai desmobilizar os polícias inexperimentados devido às eleições para garantir que apenas os polícias experientes sejam mobilizados para este efeito.