Agência Panafricana de Notícias

Imame togolês desaprova Boko Haram

Lomé, Togo (PANA) – O imã adjunto da Mesquita Central de Lomé, El hadj Zachary Agoro, condenou segunda-feira na capital togolesa os atos da seita terrorista nigeriana Boko Haram, considerando-os "contrários ao Islão".

"A Boko Haram não tem nada a ver com o Islão. As suas ações e atos não refletem os princípios do Islão", denunciou o imã Zachary Agoro durante o seu sermão na oração da festa de Aid-el-Fitr, que celebra o fim do mês do jejum muçulmano, segunda-feira, na presença do Presidente togolês, Faure Gnassingbé.

Muito crítico da seita religiosa violenta que assola o norte da Nigéria e dos Camarões, o líder religioso advertiu os muçulmanos togoleses contra a anarquia e a desordem que ela instala na religião.

"O Islão não incita a matar", sublinhou, apelando aos fiéis de Maomé à união, paz, tolerância e a simpatizar-se com os fiéis de outras religiões.

Por outro lado, o imame disse estar chocado pela situação no Mali, na Nigéria, no norte dos Camarões, bem como na Líbia, onde os muçulmanos estão em dificuldades.

-0- PANA FAA/JSG/CJB/TON 28jul2014