Ilhas Maurícias registam quatro casos confirmados de coronavírus
Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) – As Ilhas Maurícias somam atualmente quatro casos confirmados de Covid-19 (coronavírus), segundo os últimos dados divulgados domingo pelo ministério da Saúde e Bem-Estar, em Port-Louis.
Nenhum novo caso foi registado durante o fim de semana, enquanto três pacientes foram evacuados para o estrangeiro, com vista a tratamentos.
Segundo os dados atualizados domingo à noite, um total de 332 casos positivos foram registados em 18 mil 398 testes PCR (Teste em Cadeia de Polimerase), realizados e 22 mil e 364 agentes de primeira linha foram controlados graças ao teste de deteção rápida dos antígenos.
Segundo o ministério, um total de 315 pacientes foi tratado com êxito, enquanto o número de mortes é 10, enquanto 100 viajantes estão atualmente em quarentena.
Além disso, as ilhas Maurícias instauraram um Fundo de Solidariedade Covid-19, com o objetivo de promover uma sociedade mais resiliente reduzindo os seus sofrimentos durante e depois da pandemia.
Segundo os Serviços de Informação Governamentais (GIS), o Fundo, que agrupa várias partes, ajudará igualmente a reforçar o nível de preparação e a resposta da população face às situações de tipo Covid-19.
Vai intervir igualmente, durante o confinamento/recolher obrigatório e os períodos de relançamento, de acordo com a mesma fonte.
Os objetivos do Fundo de Solidariedade Covid-19 são contribuir para o financiamento de projetos, programas e planos ligados a esta doença e a outras questões de saúde pública, mas também dar um apoio financeiro aos cidadãos e organizações afetados pelo vírus.
O Fundo vai receber o seu financiamento principalmente do Fundo Consolidados, de empresas públicas e de estabelecimentos públicos.
Vai receber igualmente contribuições, doações, subvenções e outros financiamentos do setor privado, de organizações nacionais e internacionais, e de qualquer outra pessoa, e qualquer apoio que lhe couber legalmente.
-0- PANA NA/MA/NFB/JSG/MAR/DD 04maio2020