Agência Panafricana de Notícias

Ilhas Maurícias prontas para produzir sua própria eletricidade

Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) - As ilhas Maurícias produzirão  a sua própria energia renovável, a partir de 1 de junho próximo, anuncia um comunicado do Conselho de Administração da Eletricidade Central (CEB, sigla em inglês), publicado no fim de semana.

Para o efeito, foi lançado, sábado último, um projeto que permitirá aos Maurícios,  que consomem até 100 kilowatts por hora (kWh),  produzirem a sua própria eletricidade, com o objetivo de promover a energia renovável na ilha, lê-se na nota.

Neste documento, o CEB afirma que dois mil 500 kits solares fotovoltaicos, de uma capacidade de dois dois kilowatts hora cada, serão integrados na rede elétrica nacional.

"Este novo projeto será executado em três fases num período de três anos. A primeira fase consiste na instalação de 250 painéis solares gratuitos nos telhados dos clientes residenciais. Em seguida, serão realizadas 750 instalações durante o segundo ano e no terceiro ano, haverá mil 500", acrescenta o CEB.

Dependente do seu consumo, os dois mil 500 clientes residenciais poderão beneficiar gratuitamente de até 100 unidades (kWh) de eletricidade por mês durante 20 anos.

De acordo com o CEB, o objetivo deste projeto é apoiar o desenvolvimento sustentável das ilhas Maurícias e, ao mesmo tempo, ajudar a proteger o ambiente.

"Os benefícios para o consumidor são múltiplos: uma redução significativa da fatura de eletricidade durante um período de 20 anos; cobertura contra um possível aumento nas tarifas de eletricidade; nenhuma taxa a pagar se a fatura mensal de eletricidade não exceder 433 rupias (Rs) (moeda maurícia), e zero risco financeiro, porque não há necessidade de se contrair um empréstimo ou se injetar um capital próprio porque o custo do investimento será inteiramente suportado pelo CEB", explica a referida CEB. (35,50 rupias = um dólar americano)

Este plano vai ao encontro da política do Governo de encorajar os Maurícios a produzirem a sua própria eletricidade a partir de fontes de energia renovável.

Através deste projeto, o Governo maurício pretende atingir uma proporção de 35 por cento de energia renovável até 2025.

-0- PANA NA/JSG/CJB/DD 1junho2019