Agência Panafricana de Notícias

Ilhas Mauricias podem alcancar estatuto de economia de altos rendimentos

Port-Louis, Ilhas maurícias (PANA) - O ministro maurício das Finanças, Xavier-Luc Duval, declarou esta quarta-feira ser possível para as ilhas Maurícias atingirem, dentro de seis anos, o estatuto da economia de altos rendimentos, ou seja cerca de 13 mil dólares americanos por habitante.

« Dentro de seis anos, o nosso país pode transformar-se numa economia de altos rendimentos, com a condição de manter um ritmo de crescimento elevado e intenso », declarou o governanente maurício, durante uma sessão de reflexão sobre a visão económica da ilha que deverá culminar num roteiro com vista a alcançar este objetivo.

Segundo Xavier-Luc Duval, a ideia de colocar as Ilhas Maurícias na via dum desenvolvimento económico mais elevado surgiu, há dois anos, com a execução do Programa de Transformação Económica e Social (ESTP).

« Há com certeza medidas por tomar para realizarmos a nossa visão. Algumas são ou serão populares, como as relativas à educação, outras são ou serão pouco populares, como as mudanças institucionais, a reforma do setor público ou as medidas para reforçar a produtividade”, disse Duval.

Achou importante que a população tire verdadeiramente proveito desta visão.

O governante maurício afirmou que a população tem tudo a ganhar com um poder de compra acrescido de 40 a 50 porcento dentro de seis anos.

Segundo as estatísticas oficiais, os rendimentos por habitante nas Ilhas Maurícias, avaliados em cinco mil e 500 dólares americanos em 2005, passaram para nove mil e 300 dólares americanos em 2013.

-0-PANA NA/SSB/IBA/FK/DD 05março2014.