Ilhas Maurícias detetam cinco novos casos de covid-19
Port Louis, ilhas Maurícias (PANA) - Autoridades sanitárias maurícias anunciaram, segunda-feira, à noite, ter detetado cinco novos casos de covid-19 em quarentena e um após um teste de rotina.
Os cinco casos foram descobertos na termo de análises feitas em 1.402 testes PCR, realizados segunda-feira nos laboratórios do Ministério da Saúde e Bem-estar.
As autoridades anunciaram igualmente que 1.157 pessoas contrataram a covid-19 desde 5 de março de 2020, das quais 760 consideradas curadas.
Entretanto, segunda-feira à tarde, a ilha tinha 380 casos ativos de covid-19, incluindo 38 hospitalizados, quer por sintomas ligeiros, quer devido a co-morbilidades pré-existentes, necessitando de uma vigilância médica.
Paralelamente, um novo regulamento em virtude da lei sobre a quarentena entrou em vigor segunda-feira nas ilhas Maurícias.
Á luz desta legislação, apenas aqueles que tenham recebido pelo menos uma dose da vacina contra covid-19 terão acesso a escolas, hospitais e outras instalações de saúde pública.
Um funcionário do Ministério da Saúde e Bem-Estar disse que o cartão de vacinação contra a covid-19 será obrigatório para aceder a estas instituições.
Aqueles que ainda não tenham feito a vacina têm de exibir resultados negativos de um teste PCR de menos de sete dias, enquanto aqueles que não possam ser vacinados, por razões médicas, terão de mostrar um atestado médico.
Este regulamento insenta estudantes menores dos 18 anos de idade e pessoas que vão a hospitais para receberem um tratamento médico.
Além disso, a partir de sábado último, só é permitido um visitante por paciente durante as horas de visita aos hospitais públicos, segundo a mesma legislação.
-0- PANA NA/JSG/DIM/DD 22junho2021