Ilhas Maurícias confirmam 20 óbitos ligados ao coronavírus
Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) – O ministro maurício da Saúde e Bem-Estar, Kailesh Jagutpal, anunciou, sexta-feira, que 20 pacientes morreram de coronavírus (covid-19, )na última semana nas ilhas Maurícias.
O Ministério relatou igualmente 374 novos casos positivos de covid-19, incluindo nove assintomáticos importados.
Numa conferência de imprensa, Jagutpal disse que 31 pacientes da covid-19 foram hospitalizados, dos quais cinco sob ventiladores, 16 necessitando assistência com o oxigénio e 10 sob observação devido às suas co-morbilidades.
Além disso, 197 pacientes positivos estão a ser tratados em hospitais do país.
Num novo desenvolvimento, o ministro anunciou que o Governo vai suavizar as regras, nomeadamento as relativas ao uso de máscaras para atividades desportivas no interior dos espaços bem ventilados, bem como para pessoas participando em desportos ao ar livre nos locais específicos, tais como praias, parques e espaços de saúde.
"Nos restaurantes, os clientes serão autorizados a retirar as suas máscaras na mesa para comerem. Os agricultores, que trabalham sozinhos nos seus campos, já não são obrigados a usar máscaras", assinalou.
No entanto, lembrou que o distanciamento social deve ser mantido na medida do possível.
No tocante ao,programa de vacinação em curso nas ilhas Maurícias, Jagutpal declarou que a administração da primeira dose da vacina Spoutnik V contra a covid-19, decorre em sete centros de vacinação.
Disse que, até 13 de outubro de 2021, 884.765 pessoas tinham recebido uma primeira dose de vacina, ou seja, 69,9 por cento da população, 831.918 pessoas tinham sido totalmente vacinadas, ou seja, 65,7 por cento da população, 10.968 pessoas, uma de reforço, 20.124 adolescentes com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos tinham recebido uma primeira dose de vacina.
Até à data, o ministro indicou que 22.658 adolescentes receberam a sua primeira dose de Pfizer e cerca de 11.723 pessoas a terceira.
-0- PANA NA/JSG/DIM/DD 16out2021