Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) - Autoridades sanitárias maurícias anunciaram neste sábado dois novos óbitos ligados ao coronavírus registados na ilha entre 23 e 29 de junho último.
Assinalaram igualmente que havia 439 casos ativos de covid-19 na ilha, dos quais 28 admitidos num hospital.
Além disso, o Gabinete promulgou na sexta-feira o Regulamento de 2022 sobre a quarentena (restrições ligadas à covid-19 ), em vigor a partir de 1 de julho de 2022.
Trata-se de prever a atenuação das restrições sanitárias nas ilhas Maurícias, que incluem reuniões públicas ou privadas sem limitação do número de participantes, o uso de máscaras nos espaços públicos, exceto em locais especificados; o período de auto-confinamento de pelo menos sete dias para uma pessoa positiva a covid-19.
Porém, as pessoas podem retomar as suas atividades normais, se elas apresentam um teste PCR rápido ou um teste rápido de antigénio negativo antes de sete dias, ou um registo de vacinação nos locais de trabalho especificados para assalariados só.
Anunciaram igualmente que a vacinação contra a covid-19 deixará de ser um pressuposto antes viajar para fora do país, muito menos testes à chegada ao aeroporto.
No mesmo contexto, o período de quarentena foi prolongado até 30 de setembro de 2022.
-0- PANA NA/JSG/DIM/DD 02julho2022