Ilhas Maurícias com 97 novos casos de coronavírus
Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) - As à utoridades sanitárias maurícias anunciaram 97 novos casos de coronavírus, elevando para 20.372 o total desde março de 2021.
O arquipélago teve igualmente 72 novos pacientes hospitalizados com sintomas graves desta infeção.
Segundo as autoridades, dos seus 1.200.000 habitantes, 916.524 já receberam a sua primeira dose de vacina contra a covid-19, 884.936 a segunda e 44.072 a terceira.
O número de pacientes curados da pandemia, desde março de 2021, é de 18.557.
Por outro lado, cinco ministros e dois deputados testaram positivos à covid-19, desde o início de novembro de 2021.
Estava prevista terça-feira última de manhã, uma despistagem rápida dos membros do Parlamento, na Câmara Municipal de Port-Louis.
Entretanto, empregados, nomeadamente motoristas e recebedores, nos transportes públicos que mobilizam cerca de 500.000 passageiros diariamente, disseram que estavam a lutar para fazerem cumprir regulamentos sanitários a bordo dos seus veículos.
A Autoridade Nacional de Transportes Terrestres (NLTA, sigla em inglês) emitiu um comunicado concernente aos viajantes a dizer que não serão autorizado nenhum passageiro de pé nos autocarros.
Também determinou a obrigatoriedade do uso das máscaras faciais e do distanciamento físico nos autocarros, nas paragens e estações de metro, bem como do uso do gel desinfetante por parte dos passageiros.
No mesmo contexto, as janelas de veículos devem estar abertas durante as viagens.
No quadro das mesmas medidas, idosos e crianças são chamados a não viajar em transportes públicos durante horas de ponta.
De acordo com a NTLA, em caso de incumprimento das regras, os viajantes são passíveis de uma multa não superior a 50.000 rupias (moeda nacional) e acrescida de uma pena de prisão por um período não superior a dois anos .
-0- PANA NA/JSG/SOC/DIM/DD 24nov2021