Agência Panafricana de Notícias

Ilhas Maurícias angariam fundos para povo haitiano

Port-Louis- ilhas Maurícias (PANA) -- O primeiro-ministro maurício, Navin Ramgoolam, lançou quarta-feira uma operação de doação de fundos na televisão a favor do povo haitiano após o sismo de 12 de Janeiro que destruiu a capital do Haiti, Port-au-Prince e causou mais de 100 mil mortos.
Ramgoolam disse estar feliz em constatar que os Maurícios vieram em grande número para apoiar os Haitianos num impulso de solidariedade, como sempre foi o caso na ilha cada vez que uma tragédia assola um país no mundo.
"A solidariedade e a partilha são os grandes valores da nossa sociedade", declarou, antes de evocar o drama que vivido no Haiti actualmente.
Disse que este país muito pobre conheceu uma história dolorosa com cinco séculos de tragédia, incluindo numerosos ciclones.
"Não há água, medicamentos e comida neste país.
Ninguém pode permanecer insensível a este drama", indicou.
"O Haiti tem afinidades culturais e linguísticas com as ilhas Maurícias, mesmo se estamos a milhares de quilómetros deste país", sublinhou o primeiro- ministro, antes de contribuir pessoalmente para este fundo de solidariedade.
Ministros e altas personalidades da ilha, estudantes, e outros Maurícios de todas as camadas sociais seguiram o gesto do primeiro-ministro.
O dinheiro angariado da doação vai acrescentar-se aos 500 mil dólares americanos que o Governo maurício comprometeu-se a conceder ao Haiti.