Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) - As ilhas Maurícias aderiram sexta-feira à resolução aprovada em março de 2022 pela Assembleia das Nações Unidas para o Ambiente a fim de pôr fim à "poluição plástica: rumo a um instrumento vinculativ", segundo uma fonte oficial.
O anúncio foi feito durante uma sessão semanal do Conselho de Ministros maurícios, segundo o Serviço de Informação Governamental (GIS, sigla em inglês).
A coligação é liderada pela Noruega e pelo Rwanda, disse o GIS.
Os objetivos estratégicos da High Ambition Coalition (Coligação de Altas Ambições) são limitar o consumo e produção de plásticos a um nível sustentável, já que a produção dos mesmos, que deve duplicar-se nos próximos 20 anos, resultaria num volume incontrolável destas matérias.
Também permitirá uma economia circular para plásticos que proteja o meio ambiente e a saúde humana.
“Devido a produtos químicos perigosos adicionados intencionalmente para conferir propriedades específicas aos materiais plásticos, os produtos finais nem sempre são reutilizáveis nem recicláveis, e têm efeitos adversos no meio ambiente e na saúde humana”, lamentou o SIG.
Além disso, é também meta garantir uma gestão ambientalmente correta e a reciclagem de resíduos plásticos.
O GIS estimou ainda que, dos aproximadamente 9,2 bilhões de toneladas de resíduos plásticos gerados desde 1950, 76 por cento foram depositados em aterros sanitários ou despejados para o meio ambiente.
-0- PANA NA/JSG/MAR/DD 08abril2023