Agência Panafricana de Notícias

Ilhas Maurícias acolhem reunião sobre controlo epidemiológico no Oceano Índico

Pamplemousses- Maurícias (PANA) -- Responsáveis da Saúde Pública e Animal dos cinco países da Comissão do Oceano Índico (COI) iniciaram sábado em Pamplemousses, no norte das Ilhas Maurícias, um ateliê de formação de uma semana sobre o controlo epidemiológico.
O encontro, que está a decorrer no Instituto de Saúde de Pamplemousses, agrupa os representantes das Ilhas Maurícias, das Comores, de Madagáscar, da Reunião e das Ilhas Seicheles.
Segundo os organizadores, "esta formação é a primeira etapa para a criação duma rede regional de controlo e riposta às epidemias".
A rede regional terá como objectivo, entre outros, apoiar as estratégias regionais da Organização Mundial da Saúde (OMS) relativas ao controlo epidemiológico e desenvolver os recursos humanos através da formação, da pesquisa e da perícia em epidemiologia e em saúde pública.
Uma epidemia de Chikungunya foi declarada em 2005 e 2006, nos países do Oceano Índico e progagou-se rapidamente devido à ausência dum sistema de alerta precoce na região.