Ilhas Comores querem implementar agenda digital com cooperação de Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – Uma delegação das ilhas Comores, esteve em Cabo Verde, na semana finda, para conhecer a agenda de transformação digital do arquipélago e solicitar a cooperação deste para implementar a sua agenda digital, no âmbito da cooperação Sul-Sul entre os pequenos países insulares.
A missão comoriense foi chefiada pelo secretário de Estado da Função Pública e da Modernização da Administração Pública, Soilihi Mohamed Djounaid.
Em declarações à imprensa, depois de uma visita ao Data Center do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI), na capital cabo-verdiana, Soilihi Mohamed Djounaid disse que as Comores, estão fortemente interessadas pela agenda digital de Cabo Verde por serem países arquipelágicos com a mesma dimensão da população, as mesmas condições naturais e ameaças”.
Por isso, ele considera que esta oportunidade de visitar Cabo Verde vai servir para ver o que os dois países podem fazer juntos, de modo a saber dos erros a não cometer e aproveitar a experiência cabo-verdiana a nível das tecnologias de informação e comunicação.
Soilihi Mohamed Djounaid revelou que o Governo das Comores tem também interesse em cooperar com Cabo Verde na implementação da agenda e do governo digital, dos ecossistemas em termos de políticas, da regulação, de regulamentos, da infraestrutura, do desenvolvimento do setor privado e de capital humano e da economia digital.
A delegação ministerial das Comores é composta ainda pelo diretor-geral da Agência de Regulação das Tecnologias de Informação, Said Mouinou, o diretor geral da Agência Digital do Governo, Chamssoudine Mzaouiyani e o expert em Governação Eletrónica, Hamadi Said Nadiata.
-0- PANA CS/IZ 16fev2020