Agência Panafricana de Notícias

Ilhas Comores introduzem mapa eleitoral biométrico

Moroni, ilhas Comores (PANA) - Os trabalhos de biometrização do mapa eleitoral estão na fase de finalização nas ilhas Comores, anunciou segunda-feira o ministro comoriano do Interior, Hamada Abdallah, durante uma conferência de imprensa conjunta com o representante interino do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

«Prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais desempenharam um papel determinante na sensiblização das populações antes do lançamento da operação», declarou o ministro antes de sublinhar a necessidade de biometrizar este mapa para evitar fraudes eleitorais.

Segundo Abdallah, a iniciativa de oferecer aos Comorianos um mapa eleitoral biométrico realça a vontade de dotar o país de um arquivo eleitoral eletrónico para evitar fraudes maciças nas assembleias de voto.

Saudando as boas condições em que a operação se desenrola, o ministro do Interior indicou que, para além das eleições, o mapa eleitoral biométrico vai ser útil também nas circunstâncias em que se utiliza o cartão de identidade nacional.

-0- PANA MH/DIM/IZ 28fev2012