Ilha do Fogo é o novo foco da covid-19 em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – A ilha do Fogo passou a ser o novo foco da covid-19, em Cabo Verde, ao somar 63 novos casos no concelho de São Filipe e seis nos Mosteiros, do total de 98 novas infeções diagnosticadas no arquipélago, nas últimas 24 horas, apurou a PANA de fonte oficial.
Nesta ilha, os primeiros casos da covid-19 foram registados, a 17 de agosto, ou seja, quase cinco meses depois de diagnosticado o primeiro doente, em Cabo Verde, a 19 de março.
Passa agora a ter 188 casos ativos no concelho de São Filipe, 15 Mosteiros e seis, em Santa Catarina.
Em comunicado, o Ministério da Saúde revelou que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram novas 532 amostras.
Destes testes, cinco deram resultado positivo, no concelho da Praia, a capital do país, que até agora era o principal foco da pandemia, em Cabo Verde, tendo atualmente 128 casos ativos.
A mesma fonte também assinalou que, pela primeira vez em várias semanas, nenhum outro concelho da ilha de Santiago, a maior e a mais populosa do país, registou casos positivos de covid-19, nas últimas 24 horas.
Foram ainda diagnosticados 24 novos casos positivos da doença, na ilha de São Vicente.
Nas últimas 24 horas, foram dados como recuperados da doença 42 casos, em todo o arquipélago, mantendo-se o total acumulado de mortes em 104.
Com a contabilização deste últimos dados, Cabo Verde passa ter um acumulado de 10.400 casos da doença, desde 19 de março, distribuídos por todos os 22 municípios das nove ilhas habitadas do arquipélago, segundo as estatisticas do Ministério da Saúde.
O arquipélago conta atualmente com 460 casos ativos da doença e 9.833 recuperados, enquanto dois infetados, estrangeiros, foram transferidos para os países de origem.
-0- PANA CS/IZ 25nov2020