Ilha cabo-verdiana da Boa Vista livre da covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) - Os dois últimos pacientes de covid-19, na ilha cabo-verdiana da Boa Vista, palco do primeiro caso da doença, em Cabo Verde, a 19 de março, tiveram alta esta quinta-feira, ficando ela sem qualquer caso ativo do novo coronavírus, apurou a PANA de fonte oficial.
Em comunicado, o Ministério da Saúde e da Segurança Social (MSSS) indicou que, com estes dados, a ilha da Boa Vista, que teve o seu ponto alto a 15 de abril, ao registar 45 casos positivos, no Hotel Riu Karamboa, entrou para a lista de ilhas do arquipélago sem casos ativos de covid-19.
Isto acontece dois meses depois de detetado o primeiro doente com o novo coronavírus, um cidadão inglês de 62 anos, que também foi a primeira vítima mortal da doença, no país.
A ilha da Boa Vista, primeiro epicentro do novo coronavírus, em Cabo Verde, registou 56 casos positivos dos quais, para além do óbito, dois estrangeiros (uma holandesa e um inglês), que regressaram aos seus países de origem, estando agora recuperadas os restantes 53 pacientes.
O facto de a ilha da Boa Vista não registar casos positivos, há duas semanas seguidas, levou o Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, a levantar o Estado de Emergência, a partir da meia-noite de 14 de maio corrente.
Assim, apenas na ilha de Santiago, que passou a ser o novo centro da pandemia, continua a vigorar a situação de exceção por ser também a única onde continuam a registar-se novos casos de covid-19.
O Estado de Emergência sanitária, que vigora em Cabo Verde desde 29 de março, foi levantado a 27 de abril, nas seis ilhas sem nenhum registo de casos de covid-19, designadamente Santo Antão, São Nicolau, Sal, Maio, Fogo e Brava.
-0- PANA CS/IZ 21maio2020