Kinshasa, RDC (PANA) - O professor Isidore Ndaywel, porta-voz da Comissão de Coordenação (CLC), uma estrutura da Igreja Católica, na República Democrática do Congo (RDC), pediu a mobilização de todas as forças vivas do país para participarem numa marcha de protesto contra a impunidade e a impotência da justiça, a 19 de outubro de 2019, em todo o território nacional.
Isidore Ndaywel, que apresentou o 19 de outubro corrente como uma data-chave de uma cruzada contra a impunidade e a impotência da justiça, na RDC, pediu a participação de todos os Congoleses para expressar a sua total rejeição ao reinado da corrupção, da impunidade e da ausência da justiça na RDC.
Segundo o CLC, esta marcha tem como objetivo exigir o fim da impunidade, a suspensão dos envolvidos no desvio de 15 milhões de dólares americanos da República, bem como a demissão imediata dos juízes.
As forças vivas da nação também foram convidadas a permanecerem mobilizadas para uma série de ações futuras.
Este anúncio vem na sequência da ineficácia, no final de setembro de 2019, das garantias firmes que se esperava da parte do governo e das instituições públicas, para pôr fim à corrupção generalizada, na RDC.
-0- PANA KON/IS/DIM/IZ 06out2019