Agência Panafricana de Notícias

Identificadas causas de tragédia de Ano Novo 2013 na Côte d´Ivoire

Abidjan, Côte d´Ivoire (PANA) - O Procurador da República, Simplice Koffi Kouadio, revelou sábado, os primeiros resultados do inquérito levado a cabo pelas autoridades ivoirienses, na sequência de um encontrão mortífero ocorrido durante as festas de Ano Novo.

O procurador indicou que quatro principais causas provocaram este encontrão trágico ocorrido durante o lançamento dos fogos de artifício no bairro Plateau, em Abidjan, fazendo 63 mortos e mais de 40 feridos.

As causas identificadas pelos investigadores da Polícia Criminosa são "o estreitamento da via por uma obra de construção dum prédio, insuficiente iluminação, poucas forças da ordem no local do drama e a presença de troncos de árvore no eixo do drama".

Kouadio indicou que a Procuradoria vai requerer ações judiciais contra os presumíveis responsáveis desta tragédia.

No Conselho Extraordinário de Ministros, organizado sexta-feira, o Governo ivoiriense manifestou a sua vontade de ordenar um inquérito credível e transparente e desejou que lições fossem tiradas, para evitar que casos similares ocorressem novamente.

Além disso, várias disposições foram tomadas, nomeadamente a assistência completa dos feridos bem, despesas da inumação das pessas falecidas e uma assistência financeira para famílias enlutadas.

-0- PANA BAL/SSB/MAR/DD 06jan2013